
Caros leitores,
Mais uma Revista de Direito Material e Processual do Trabalho, organizada pela ANAMATRA em parceria com a LTr Editora, é apresentada. E, como não poderia deixar de ser diferente, aspectos trazidos pela “Reforma Trabalhista” continuam sendo o ponto central deste trabalho.
Temas como a dispensa coletiva, o teletrabalho e o direito à desconexão, a flexibilização dos direitos do trabalhador e a terceirização são especialmente explorados nesta edição.
Ganham relevo, também, temas diretamente afetos ao Direito Sindical, tais como as ameaças à liberdade sindical, as comissões das empresas e os seus efeitos na representação sindical dos trabalhadores, os novos rumos do custeio dos sindicatos e, até mesmo, decisões do Poder Judiciário que diretamente afetam o movimento sindical.
Pretendemos, desta forma, apresentar as contribuições doutrinárias e jurisprudenciais consideradas essenciais para a análise desse direito sindical que surge após o advento da Reforma
Trabalhista, bem como os seus impactos de toda órbita que afetam não só as entidades sindicais, mas direta e principalmente os trabalhadores.
Afinal de contas, é objetivo constitucional dos sindicatos a busca constante de melhorias para a classe trabalhadora. E, não há dúvidas que o cumprimento desta missão constitucional
foi diretamente afetada com as disposições advindas da Lei n. 13.467/2017.
Aos leitores, renovamos o convite para este importante debate. A todos, mais uma vez, desejamos uma excelente leitura.
Março de 2019.
A Comissão Editorial