
Caros leitores.
A Revista de Direito Material e Processual do Trabalho, organizada pela ANAMATRA em parceria com a LTr Editora, abordará, nesta edição, uma temática de relevância ímpar no atual contexto da sociedade brasileira.
Tecnologia, precarização e proteção social é o eixo temático. Em um país globalizado, em que as pessoas em geral e, como consequência, os trabalhadores e seus empregadores, se interagem
por meio de aplicativos cada vez mais avançados, a importância do direito do trabalho, a proteção social que dele decorre e a possível precarização das condições enfrentadas por
seus usuários no mundo do trabalho, é tema não só instigante, mas de árduo enfrentamento.
A Revista da ANAMATRA vem abordar exatamente esse novo arcabouço.
Temas como o novo proletariado da era digital; a exacerbação do individualismo nas relações de trabalho; a proteção social contra os efeitos da automação; a proteção ao trabalho digno mediante os impactos das novas formas de labor e o uso destas tecnologias; as plataformas digitais (Uber) e seus impactos no conceito de relação de trabalho são temas que foram enfrentados, à exaustão, nos artigos rigorosamente selecionados pelo Conselho Editorial.
Esta edição apresenta, sem dúvidas, um material ímpar, sobre esse mundo considerado absolutamente novo. Os impactos do teletrabalho, o uso da inteligência artificial e até o acesso ao patrimônio genético do empregado diante destas novas tecnologias, foram cuidadosamente abordadas.
Pretendemos, nesta edição, apresentar importantes contribuições doutrinárias e jurisprudenciais, que reputamos essenciais para a análise de uma temática que ganha proporções até então inimagináveis, em especial, por força da crise de pandemia vivenciada em todos os cantos do mundo.
Aos leitores, fica registrado o nosso convite para participação neste importante debate, seja pela sua atualidade, seja por tudo aquilo que representa para todos nós que lidamos diariamente com o mundo do trabalho.
A todos, uma excelente leitura.
Abril de 2020.
A Comissão Editorial