Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

n. 68 (2025)

ASSÉDIO SEXUAL: ASPECTOS PROBATÓRIOS, ÔNUS DA PROVA e PROTOCOLO PARA JULGAMENTO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

Enviado
05/08/2025
Publicado
18/08/2025

Resumo

O artigo aborda o assédio sexual no trabalho, destacando  a sua evolução no plano material e processual e demonstrando que o ambiente laboral ultrapassou os limites físicos, incluindo agora também o ambiente virtual.  Aponta a necessidade de atualização conceitual sobre o assédio, tanto presencial quanto o virtual, à luz da Convenção n. 190, da OIT.  Explora implicações criminais e trabalhistas, exemplificando condutas assediadoras e analisando a responsabilidade do empregador em prevenir e punir o assédio.  Discute o alcance do poder disciplinar do empregador além do local físico de trabalho, e também examina as hipóteses de justa causa em casos de assédio e o direito de resistência do empregado.  Trata, ainda, da hipótese de rescisão indireta e, por fim, apresenta os Protocolos para Julgamento com perspectiva de gênero, do CNJ, e o Protocolo para Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva do CSJT/TST,  e os tipos de provas possíveis, concluindo sobre o papel atual do Judiciário Trabalhista na interpretação de casos que envolvam o tema estudado.

Referências

  1. AGRA BELMONTE, Alexandre. O assédio moral nas relações de trabalho - uma tentativa de sistematização. Revista Ltr, São Paulo, vl. 72, n. 11, p. 1329. 2008.
  2. CARVALHO, Augusto César Leite de. Direito do Trabalho: Curso e Discurso. Editora Venturoli. 5a. ed. 2023. p.345
  3. CHIOVENDA, Giuseppe. Principii di diritto processuale civile. 4. ed. Nápoles: Jovena, 1928.p.48.
  4. FELKER, Reginald. Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual nas Relações de Trabalho. Editora Ltr, 2006, p. 19).
  5. KROST, Oscar et al. “Adeus Direito, Tecnologia e Trabalho (?) - Volume III, Ed. Mizuno, 1a. ed., 2023, artigo “PODER DIRETIVO E REDES SOCIAIS: reflexões sobre parâmetros e responsabilidades”, p.203.
  6. OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 6a. ed. Ltr, São Paulo, 2011, p.242.
  7. ROSSINI, Selma Regina Carlotto Martins Guedes. “Assédio moral e sexual "cibernético" nas relações de trabalho”. Artigo extraído do sítio: https://www.migalhas.com.br/coluna/migalha-trabalhista/364903/assedio-moral-e-sexual-cibernetico-nas-relacoes-de-trabalhodisponível no sítio CONJUR . Acesso em 23.set. 2023.
  8. SOUZA, Rodrigo Trindade de. “CLT comentada por Juízes do Trabalho da 4a. Região, Ed Ltr, 3a. ed. 2018”, p. 374.