Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

n. 68 (2025)

ASSÉDIO SEXUAL: ASPECTOS PROBATÓRIOS, ÔNUS DA PROVA e PROTOCOLO PARA JULGAMENTO COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

Enviado
05/08/2025
Publicado
08/10/2025

Resumo

O artigo aborda o assédio sexual no trabalho, destacando  a sua evolução no plano material e processual e demonstrando que o ambiente laboral ultrapassou os limites físicos, incluindo agora também o ambiente virtual.  Aponta a necessidade de atualização conceitual sobre o assédio, tanto presencial quanto o virtual, à luz da Convenção n. 190, da OIT.  Explora implicações criminais e trabalhistas, exemplificando condutas assediadoras e analisando a responsabilidade do empregador em prevenir e punir o assédio.  Discute o alcance do poder disciplinar do empregador além do local físico de trabalho, e também examina as hipóteses de justa causa em casos de assédio e o direito de resistência do empregado.  Trata, ainda, da hipótese de rescisão indireta e, por fim, apresenta os Protocolos para Julgamento com perspectiva de gênero, do CNJ, e o Protocolo para Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva do CSJT/TST,  e os tipos de provas possíveis, concluindo sobre o papel atual do Judiciário Trabalhista na interpretação de casos que envolvam o tema estudado.

Referências

  1. AGRA BELMONTE, Alexandre. O assédio moral nas relações de trabalho - uma tentativa de sistematização. Revista Ltr, São Paulo, vl. 72, n. 11, p. 1329. 2008.
  2. CARVALHO, Augusto César Leite de. Direito do Trabalho: Curso e Discurso. Editora Venturoli. 5a. ed. 2023. p.345
  3. CHIOVENDA, Giuseppe. Principii di diritto processuale civile. 4. ed. Nápoles: Jovena, 1928.p.48.
  4. FELKER, Reginald. Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual nas Relações de Trabalho. Editora Ltr, 2006, p. 19).
  5. KROST, Oscar et al. “Adeus Direito, Tecnologia e Trabalho (?) - Volume III, Ed. Mizuno, 1a. ed., 2023, artigo “PODER DIRETIVO E REDES SOCIAIS: reflexões sobre parâmetros e responsabilidades”, p.203.
  6. OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 6a. ed. Ltr, São Paulo, 2011, p.242.
  7. ROSSINI, Selma Regina Carlotto Martins Guedes. “Assédio moral e sexual "cibernético" nas relações de trabalho”. Artigo extraído do sítio: https://www.migalhas.com.br/coluna/migalha-trabalhista/364903/assedio-moral-e-sexual-cibernetico-nas-relacoes-de-trabalhodisponível no sítio CONJUR . Acesso em 23.set. 2023.
  8. SOUZA, Rodrigo Trindade de. “CLT comentada por Juízes do Trabalho da 4a. Região, Ed Ltr, 3a. ed. 2018”, p. 374.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.